O responsável pelas Unidades de Apoio ao Alto Rendimento Escolar (UAARE), Victor Pardal, foi o orador convidado pelo Panathlon Clube de Lisboa para explicar este programa oficial de apoio nas escolas aos jovens atletas de alto rendimento, durante a sessão mensal de junho, que decorreu no dia 21.

 

Após o habitual jantar mensal dos sócios do PCL, que contou com a presença de elementos brasileiros do movimento Panathlon, as instalações do Ginásio Clube Português acolheram, uma vez mais, a sessão mensal temática, desta vez versando o apoio aos alunos atletas de alto rendimento. Foi orador convidado Victor Pardal, responsável por um programa oficial, tutelado pelos organismos governamentais da Educação e do Desporto, corporizado nas Unidades de Apoio ao Alto Rendimento Escolar, que inserem atualmente 170 alunos atletas de 24 modalidades, em 10 escolas.

O programa arrancou experimentalmente numa escola em Montemor o Velho e teve o início oficial no ano letivo de 2015-16, com 60 alunos de 4 escolas. Para o próximo ano letivo, o programa pretende alargar as unidades de apoio a mais de 250 alunos atletas de alto rendimento em 12 escolas. Segundo Victor Pardal, responsável pela equipa de 10  elementos que implementa o programa, trata-se de “fazer com que os alunos atletas tenham sucesso escolar trabalhando ao mesmo tempo para o alto rendimento desportivo”, conciliando educação e carreira desportiva, numa “abordagem integrada e sistémica” que envolve pais, treinadores, professores e  restante comunidade escolar, psicólogos escolares, associações, clubes, federações, etc.

Assim, pretende-se dotar estes alunos com um programa específico que tenha em conta a carreira dual destes jovens, baseado na flexibilidade curricular (matérias, horários de aulas e treinos, calendarização prévia de atividades) e no apoio pedagógico diferenciado prestado por um professor acompanhante que funciona como tutor do aluno e existência de sala de estudo especializada com eventual suporte de plataformas de ensino à distância para alunos em estágio / competições ou treinando no estrangeiro.

A articulação dos sistemas escolar e desportivo através destas unidades de apoio tem permitido resgatar do abandono escolar muitos jovens atletas de alto rendimento, face à sua crescente especialização precoce, e preparar a sua carreira pós-desportiva com formação pessoal e social específicas. Este modelo das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento em Portugal já foi distinguido pela UNESCO pelas suas boas práticas.

Depois do sempre participado período de perguntas e respostas, o presidente do Panathlon Clube de Lisboa, Manuel Brito, constatou com satisfação tratar-se este programa de algo “estruturado e pensado, num país que nos habituou aos repentismos do improviso e da espontaneidade”. Para o dirigente do clube, o programa carece de ser alargado às universidades, considerando que “em Portugal os alunos da escola pública são os que têm maior sucesso”, verberando a “falta de reconhecimento político da importância social do desporto”.

No final, Manuel Brito outorgou ao orador, Victor Pardal, o tradicional certificado honorífico de participação nesta sessão.