Assembleia do Panathlon Clube de Lisboa

Decorreu, no dia 21 de novembro, a Assembleia Geral do PCL para, entre outros pontos da Ordem de Trabalhos, eleger os novos corpos sociais do clube. Foi eleita a única lista concorrente aos diversos órgãos, tendo como novo presidente Mário Almeida.
Após o habitual jantar mensal dos sócios, a Sala dos Troféus do Ginásio Clube de Portugal acolheu a Assembleia do clube. Na ocasião, foram aprovados os nomes que serão agraciados com os prémios Assiduidade, Mário Simas e Panathlon, bem como os dos novos sócios de mérito (honorários), que serão revelados na Gala do clube, a realizar no próximo dia 17 de dezembro. A gala, que coincidirá
com o 40º aniversário do PCL, terá António Sampaio da Nóvoa como palestrante convidado e contará com a publicação de uma brochura evocativa das quatro décadas de vida do clube.
No final da Assembleia, presidida por José Esteves (presidente em exercício desde a demissão de Manuel Brito por motivos de indigitação para cargo público) e secretariada por Duarte Lopes, teve lugar a eleição dos novos corpos sociais do clube. A lista que se apresentou às eleições foi eleita por unanimidade para o Conselho Diretivo, para o Conselho Fiscal e para o Conselho Arbitral. Para a presidência, houve um voto em branco. As eleições para os quatro órgãos contaram com a votação de 21 sócios.
O novo presidente, Mário Almeida, engenheiro de formação com grandes ligações ao Desporto, apresentou-se com a intensão de reforçar
substancialmente o número de sócios e o orçamento do clube. Propõe-se igualmente trabalhar no sentido de incentivar a criação de outro clube Panathlon no nosso país, por forma a dar outra visibilidade a este movimento de clubes ao serviço da ética e fair play no Desporto.
Os novos corpos sociais decorrentes desta eleição ficam assim constituídos:

Presidente – Mário Almeida
Conselho Diretivo – Joana Viães, Carlos Ribeiro, José Esteves, Fábio Figueiras, Duarte Lopes e Carla Silva
Conselho Fiscal – Vitor Manuel Fonseca Mota, Pedro José Sousa Ribeiro e Luís Manuel Gomes da Costa
Conselho Arbitral – Carlos Lourenço, Frederico José Barros Fonseca dos Santos e João Manuel Boa de Jesus

Encerrando a Assembleia, o presidente eleito para o mandato anterior, Manuel Brito, traçou um breve balanço da atividade do clube nos últimos anos, concluindo que o PCL está hoje “financeiramente bem”, com “credibilidade firmada” entre os parceiros desportivos e institucionais (nomeadamente, Comité Olímpico, Comité Paralímpico e Instituto Português do Desporto e da Juventude), devido à presença constante em múltiplos eventos e à “seriedade das suas iniciativas”. Entre as deficiências apontadas ao trabalho referiu como principal a dificuldade de captação de novos sócios.