Sessão Mensal | Recreio e Desporto: inovação e aculturação na expansão portuguesa (sécs. XV a XIX)

A carregar Eventos

« All Eventos

Sessão Mensal | Recreio e Desporto: inovação e aculturação na expansão portuguesa (sécs. XV a XIX)

Setembro 19 @ 21:30 - 23:30 at

INSCRIÇÕES AQUI

Esta conferência irá abordar a existência de um património cultural desportivo nos territórios ocupados por Portugal entre os séculos XV e XIX. Considerando a expansão portuguesa como movimento de inovação e aculturação, serão relacionadas as influências da portugalidade no reflexo daquilo que hoje são as práticas culturais autóctones, concluindo na génese social de uma prática desportiva rudimentar de índole informal cuja presença e desenvolvimento originam a prática desportiva contemporânea.

Programa da ação:
19 de setembro de 2019
21:45 Recreio e Desporto: inovação e aculturação na expansão portuguesa (sécs. XV a XIX)
22:45 Debate orientado
23:45 Encerramento

Objetivos gerais:
– Debater e refletir sobre a relação entre herança cultural portuguesa e a génese da prática desportiva contemporânea;
– Debater e refletir sobre a importância da prática desportiva informal como meio de democratização da atividade desportiva.

Os destinatários desta ação são treinadores, atletas, professores (especialmente de Educação Física), entre outros profissionais que trabalhem na área do desporto.

Horário: 21h30 – 23h30
Duração: 2 horas
Inscrição: 5,00€
Local: Ginásio Clube Português

Orador

Dr. Cândido do Carmo Azevedo

Cândido do Carmo Azevedo nasceu em Damão, ex-Estado Português da Índia. É licenciado em Educação Física e Desporto e em História. Doutorou-se na Universidade do Porto.

Após dois anos de docência de Educação Física e Desporto no ensino secundário e de dezoito anos em cargos de chefia na estrutura desportiva governamental quer de Portugal, quer de Macau, opta pela docência no Ensino Superior, onde chegou a ser membro de todas as comissões académicas, vindo a leccionar em diferentes estabelecimentos de ensino superior de Macau, Portugal e China (Universidade de Comunicação da China e Universidade de Pequim).

Tem dedicado particular atenção à História da Diáspora Portuguesa, investigando, sobretudo, aspectos sociais e culturais da presença portuguesa na Ásia. Para o efeito, durante 6 anos investigou pelos domínios mais importantes onde os portugueses exerceram soberania e autoridade (cerca de trinta territórios que hoje constituem 14 países). Estes estudos levam-no a obter, em 2001, na Universidade do Porto, o grau de Doutor.

É membro da Sociedade Internacional para a História da Educação Física e Desporto e do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão.

Tem 8 livros publicados, 2 deles premiados e um traduzido em chinês pela Universidade de Pequim.

Detalhes

Data:
Setembro 19
Hora:
21:30 - 23:30
Categorias de Evento:
, ,

Evento Navigation

X