Conferência Internacional

Categories :

No passado dia 7 de janeiro teve lugar a apresentação da Carta dos Deveres dos Pais no Desporto – um documento que descreve princípios norteadores da intervenção dos pais na atividade desportiva das crianças.

O documento foi apresentado no âmbito da Conferência Internacional “O Papel dos Pais no Desporto”, promovida pelo Panathlon Clube de Lisboa em cooperação com o Comité Olímpico de Portugal e com a Edugep.

A Carta dos Deveres dos Pais no Desporto foi criada pelo Panathlon Internacional, e apresenta princípios simples e fundamentais que contribuem para o crescimento das crianças no mundo do desporto, dirigindo-se a todos aqueles que intervêm neste processo de educação desportiva e pessoal.

Segundo Manuel Brito, presidente do Panathlon Clube de Lisboa, a Carta dos Deveres dos Pais no Desporto ” insere-se nas preocupações crescentes sobre o papel, muitas vezes negativo, que os pais têm vindo a ter no acompanhamento da atividade física dos filhos”.

“É determinante que todos os agentes desportivos e encarregados de educação envolvidos no processo formativo dos jovens se comprometam com um ideal de formação baseado em valores de respeito, de fair-play e de uma prática desportiva essencialmente virada para o desenvolvimento das capacidades físicas e motoras adequadas a cada escalão etário, como contraponto a interesses meramente virados para a obtenção de resultados através de métodos e práticas físicas que desafiam o normal desenvolvimento motor desses jovens”, conclui.

 

A Conferência Internacional “O Papel dos Pais no Desporto”, que teve lugar no auditório do Comité Olímpico de Portugal, foi mais uma ação com creditação IPDJ promovida pela Edugep, desta feita com 1.4 UC’s para a revalidação do título profissional de treinador de desporto.

X