PANATHLON CLUBE DE LISBOA / Jantar do 39º Aniversário (13/12/2018)
Sr. Secretário de Estado da Juventude e Desporto;
Sr. Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude;
Sr. Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação;
Sr. Presidente do Comité Olímpico de Portugal;
Sr. Presidente da Confederação do Desporto de Portugal;
Sr. Presidente do Comité Paralímpico de Portugal;
Sr. Presidente da Fundação do Desporto;
Estimados Autarcas e Dirigentes dos Municípios de Lisboa e Odivelas;
Sr. Coordenador do Gabinete do Desporto Escolar;
Caros Companheiros e Amigos do Movimento Associativo Desportivo, da Academia Olímpica de Portugal (AOP), da Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal (AAOP), da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO) da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, da Universidade Lusófona, da Sociedade Portuguesa de Educação Física (SPEF) e do Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto (CNAPEF);
Saúdo o representante do Clube Nacional da Imprensa Desportiva (CNID) bem como todos os jornalistas presentes neste Jantar de Aniversário;
Dirijo igualmente uma saudação especial ao nosso amigo e campeão olímpico Carlos Lopes e, na sua pessoa, saúdo todos os atletas olímpicos e paralimpicos presentes (Joana Pratas, Nuno Barreto, Jorge Pina).
Cumprimento os antigos Presidentes do Panathlon Clube de Lisboa (PCL), Gen. Rodolfo Begonha, Cmdte. José Vicente Moura, Dr.ª Maria Emília Azinhais, Gen. João Mariz Fernandes e todos os Sócios deste Clube;
Minhas Senhoras e Meus Senhores, Estimados Convidados.
A celebração que hoje realizamos do 39º aniversário do PCL tem um significado particular, na medida em que contamos com a presença entre nós de S.E o Secretário de Estado da Juventude e Desporto. Os meus agradecimentos ao Dr. João Paulo Rebelo pela sua disponibilidade e gentileza em participar nesta comemoração.
Também agradeço a presença de todos os ilustres convidados e, cabe-me agora, fazer uma alusão especial às instituições que muito nos têm apoiado e, sem as quais, não teria sido possível ao nosso Clube desenvolver com sucesso as suas actividades.
Refiro-me ao Instituto Português do Desporto e Juventude, na pessoa do seu Presidente, Dr. Victor Pataco, ao Comité Olímpico de Portugal, na pessoa do seu Presidente, Dr. José Manuel Constantino e ao Ginásio Clube Português, na pessoa do seu Presidente, Dr. Manuel Cavaleiro de Ferreira. A todos dirijo uma palavra de reconhecimento em nome do PCL pelo vosso apoio e solidariedade.
Por último dirijo uma palavra de agradecimento à EDUGEP pela excelente parceria que temos registado ao longo de mais um ano de trabalho.
Este ano, conforme verificarão no decurso deste jantar, o tema principal é a Inclusão, para além da Ética no Desporto que é, reconhecidamente, a matriz identitária do movimento Panathlon em todo o mundo.
Deste modo, o nosso orador neste aniversário do PCL é o Prof. Doutor David Rodrigues, uma personalidade de grande relevo na vida académica, por quem tenho muita estima pessoal e profissional e de quem sou amigo há muitos anos.
Agradeço ao Prof. David Rodrigues a sua imediata disponibilidade para participar neste aniversário do PCL e estou certo que, com a sua palavra muito qualificada, ficaremos todos mais enriquecidos nesta jornada de festa panatlética.
Temos hoje, deste modo, a comemoração do 39º aniversário do PCL, cuja fundação ocorreu em 17 de dezembro de 1979.
Relativamente ao trabalho desenvolvido pelo PCL ao longo do corrente ano, registamos a nossa participação num Congresso e na Assembleia Geral do Panathlon International em Florença (Itália), para além das sessões regulares mensais sobre diversos temas da actualidade desportiva nacional.
O PCL assume-se permanentemente como um espaço cívico, livre e democrático, que pretende abordar os diversos factores de desenvolvimento desportivo, convidando reconhecidos especialistas em diversos temas, tal como fizemos ao longo deste ano com a área dos ginásios e academias (Dr. José Júlio Castro), a violência associada ao Desporto (Dr. José Eduardo Fanha Vieira), a Gestão do Desporto (Dr. Dimas Pinto), a investigação e fabrico de equipamentos desportivos (Eng. Hélder Rosendo), as unidades de apoio ao alto rendimento (Dr. Vítor Pardal), o Desporto nas Forças Armadas (Major-General João Vieira Borges e o Desporto e Cidadania (Presidente do PCL).
Os sócios do PCL representam um leque variado de pessoas com idades, formações académicas, experiências associativas, políticas e profissionais diversas, pelo que o PCL é um lugar único no movimento associativo que modestamente procura contribuir para o aprofundamento do que mais nos interessa e motiva, ou seja, o Desporto como um direito de todos os cidadãos e que seja praticado com um profundo respeito pelos valores éticos e pelos princípios fundamentais do Olimpismo – tal como nos são magnificamente apresentados na Carta Olímpica.
Conforme foi acentuado na nossa última sessão mensal, acontece que temos, há muito, neste sector cultural e social, um problema conceptual e terminológico que não tem facilitado o entendimento de todos os que nele têm uma intervenção profissional ou outra.
Não tem sido compreensível nem consequente o uso e, nalguns casos o abuso, de expressões como por exemplo: actividade física, motricidade humana, educação física, cultura física, expressão e educação físico-motora e, como não podia deixar de ser, o desporto.
Trata-se, em suma, de acordo com a feliz expressão de Pierre Parlebas (1999)i de uma grande confusão, reveladora de um imbróglio semântico que invadiu o campo das práticas motoras. Existe mesmo a procura de uma tipologia de orientação biológica e psicológica para justificar a existência desta área, mas na qual surge como referência fundamental, histórica e socialmente aceite, o Desporto – que se traduz num conjunto de situações motoras codificadas e institucionalizadas.
No PCL o nosso esforço, a nossa orientação é, justamente, o reforço da importância social e política do Desporto. Este é, assumidamente, o nosso terreno de eleição.
Constata-se, por outro lado, que há uma derrapagem ideológica da disciplina curricular de Educação Física e do Desporto Escolar para uma função de utilidade social, especialmente no plano da saúde e há uma pressão importante – nomeadamente económica – para que as actividades corporais contribuam para a saúde.
Mas, neste contexto, para além do factor saúde – que é real e legítimo – cabe-nos realçar o papel do Desporto no desenvolvimento e promoção de valores sociais, culturais e educacionais tais como a justiça, a tolerância e o respeito mútuo, a solidariedade, o respeito das regras, o espírito de equipa e a autodisciplina.
As organizações desportivas, baseadas no voluntariado, dão igualmente um enorme contributo para a economia, a educação, a integração social, a defesa e a inculcação de valores culturais e de cidadania. Saibamos, pois, apoiá-las e reforçá-las.
Neste sistema existe mesmo o que poderemos designar por face escondida do Desporto, ou seja, um terreno fértil para a vida em comunidade em que os cidadãos aprendem a assumir responsabilidades, cumprir e fazer cumprir regras, aceitar o outro, procurar consensos, estabelecer compromissos. O Desporto pode ser, em suma, uma excelente escola cívica e democrática.
O Panathlon Clube de Lisboa é uma instituição que se orgulha, desde a sua fundação, de promover a formação e informação dos seus associados e de todos os que queiram gratuitamente participar nas nossas sessões mensais e nas acções para as quais contribuímos como prelectores em escolas, colectividades ou municípios.
Mas, tal como afirmámos no ano passado, o PCL considera que existem condições objectivas e subjectivas para se passar do pequeno debate à grande discussão para que dela, governantes e agentes desportivos, extraiam as devidas conclusões e modifiquem o que deve ser modificado e fortaleçam e ampliem o que está a funcionar adequadamente.
No PCL defendemos, desde a nossa fundação, um modelo desportivo participado, integrado e integrador. Continuaremos a lutar por este objectivo.
Uma vez mais agradeço a presença de todos e apresento os meus Votos de Boas Festas e de um Bom Ano Novo
Ludis Iungit (Unidos pelo Desporto).
Manuel Brito
Presidente do Panathlon Clube de Lisboa
ii JEUX, SPORTS ET SOCIÉTÉS: LEXIQUE DE PRAXÉOLOGIE MOTRICE (INSEP, 1999)
No comments yet.