O direito de acesso ao desporto para todos, nomeadamente para os cidadãos com deficiência, foi o tema da sessão mensal do Panathlon Clube de Lisboa, que decorreu no dia 21 de fevereiro.

 

Depois do habitual jantar dos sócios do PCL, a Sala dos Troféus do Ginásio Clube Português abriu as suas portas a todos os que vieram ouvir o presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Lourenço, falar sobre desporto paralímpico.

Perante uma audiência que enchia a sala por completo, José Lourenço traçou uma breve resenha do movimento paralímpico mundial, surgido logo após o final da II Guerra Mundial, e do seu desenvolvimento em Portugal, a partir de meados da década de 50. Deteve-se, então, sobre a abrangência da noção de desporto paralímpico, a partir da morfologia corporal, e das respetivas modalidades com implantação no nosso país. Deficiências motoras e intelectuais, paralisia cerebral, surdez e cegueira constituem as cinco grandes áreas de recrutamento de atletas paralímpicos.

Da apresentação do mais destacado representante em Portugal do paralímpismo e do debate que se seguiu resultou uma posição consensual: o direito de todos os cidadãos poderem aceder à prática desportiva, o impressionante percurso no reconhecimento desse direito nas últimas décadas e o desenvolvimento das respetivas modalidades. Constataram-se ainda as insuficiências que persistem e obstam à generalização da atividade desportiva por pessoas deficientes, nomeadamente no âmbito do desporto escolar e na falta de vontade ou compreensão política face a este fenómeno.

No final, o presidente do Panathlon Clube de Lisboa, Manuel Brito, congratulou-se com a “extraordinária importância da adoção do desporto paralímpico pelas federações”, que permitiu o seu franco desenvolvimento nas últimas décadas, e com o debate “franco e aberto neste espaço de liberdade”.

A sessão não terminou sem que, como é costume, o presidente do PCL outorgasse ao conferencista um emblema do clube e um certificado de participação nestas já tradicionais sessões de reflecção sobre o desporto em Portugal.