O Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, foi o orador convidado na sessão de fevereiro, que decorreu no dia 20 nas instalações do Ginásio Clube Português, para apresentar as linhas da atuação governamental na área do Desporto.

A sessão foi precedida pelo habitual jantar mensal dos sócios, que contou com cinco dezenas de participantes e dois atos singulares: a outorga do emblema do Panathlon Clube de Lisboa a duas novas sócias efetivas, Joana Viães e Ana Lima, e a entrega de uma placa evocativa do 40º aniversário do clube a uma das suas fundadoras, Jenny Candeias (que não pudera estar presente no jantar de aniversário, em dezembro passado).

A sessão contou com casa cheia (estando todos os lugares da Sala dos Troféus ocupados) para ouvir João Paulo Rebelo. Antes da alocução do responsável governamental, o novo presidente da direção do clube, Mário Almeida, e Pedro Sequeira, presidente da Confederação dos Treinadores de Portugal, assinaram um protocolo de colaboração entre as duas entidades. O novo presidente do PCL, empossado no mês passado, dirigiu pela primeira vez a sessão, com novas regras de tempo e intervenção.

João Paulo Rebelo destacou as linhas estratégicas da ação governativa no âmbito do Desporto na atual legislatura para se atingir os dois objetivos propostos: a afirmação de Portugal no contexto desportivo internacional e alcandorar o país ao lote das 15 nações europeias com cidadãos mais ativos fisicamente, durante a próxima década.

Para o efeito, enunciou uma série de medidas ao nível do Desporto na escola (mais modalidades e dignificação da disciplina de Educação Física, estatuto de estudante-atleta, apoio ao alto rendimento), do desporto de competição (detecção de talentos, proteção do alto rendimento e do pós-carreira, promoção de grandes eventos internacionais, apoios à preparação olímpica e paralímpica), da economia do Desporto (internacionalização dos Centros de Alto Rendimento) e da generalização da prática desportiva (promoção da atividade física através, nomeadamente, do programa Desporto Para Todos). Como medidas complementares, anunciou algumas que se destinam à capacitação das infraestruturas e dos agentes desportivos, através de apoios diversos.

Depois de um participado período de perguntas e respostas (agilizado pelo método introduzido pelo novo presidente), onde João Paulo Rebelo alcançou deixar claro o seu pensamento e objetivos do Governo, a sessão terminou com a tradicional oferta de um certificado de participação / agradecimento e de pequenas lembranças, entregues pela mão do presidente do clube, Mário Almeida, ao Secretário de Estado da Juventude e Desporto.