A sessão mensal promovida pelo Panathlon Clube de Lisboa contou com a participação de Diana Aguiar Santos, que apresentou o “Programa Estratégico do Desporto Escolar 2021-2025 – o que muda?”.
A sessão, que decorreu na sala de troféus do Ginásio Clube Português, no dia 21 de outubro, aconteceu depois do habitual jantar mensal dos sócios do clube e consistiu na apresentação do documento em análise por aquela técnica especialista do Gabinete do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto e coordenadora do Grupo de Acompanhamento do Desporto Escolar do CND.
Do balanço do programa respeitante aos anos 2017-2021, a oradora destacou o aumento dos créditos letivos dos professores envolvidos no Desporto Escolar em relação ao programa do quadriénio anterior. Apesar do decréscimo do número de praticantes resultante de abandono das práticas pelos alunos na passagem do 3º ciclo do Ensino Básico para o Ensino Secundário e do contexto de pandemia, registou-se uma maior taxa de cobertura e uma maior densidade competitiva, efeitos da reorganização de espaços e horários em função dos alunos e da oferta de atividades diversificadas e da sua adaptação aos contextos territoriais, bem como de uma crescente articulação com o Desporto federado. Para este período, destaca-se também a importância do Desporto Adaptado, tendo Portugal organizado a primeira edição dos Campeonatos do Mundo Escolares – Inclusive Games.
Para o presente quadriénio, o Programa Estratégico assenta em seis eixos: 1 – Mais Desporto, mais atividade física; 2 – Formação de alunos e professores; 3 – Cidadania, inclusão, ética; 4 – Cogestão / codecisão na escola, 5 – Desporto verde e sustentável; e 6 – Envolvimento das e nas comunidades. Cada um destes eixos integra conjuntos de iniciativas e projetos, nomeadamente: 1 – privilegiando o envolvimento da comunidade educativa alargada, das federações e dos centros de formação, com vista ao aumento da densidade competitiva; 2 – desenvolvimento de ações formativas dirigidas para as estruturas do Desporto Escolar e para professores e alunos; 3 – promoção da inclusão no e pelo Desporto e transmissão dos valores da ética desportiva; 4 – incremento do papel organizador das escolas e maior envolvimento dos alunos e das associações; 5 – redução da pegada ecológica do Desporto Escolar; e 6 – promover a articulação com o Desporto federado, as autarquias e as comunidades escolares.
No final da apresentação seguiu-se um participado debate, com alguns dos intervenientes a suscitar dúvidas sobre a exequibilidade do programa e apontando o que consideram ser eventuais insuficiências. Contudo, o tom dominante foi o da disponibilidade de todos poderem contribuir, na medida das suas possibilidades, para o êxito do programa agora apresentado.
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