João Paulo Correia, secretário de Estado da Juventude e Desporto, foi o convidado para apresentar a Política e Estratégia do Governo para o Desporto, na sessão mensal de fevereiro organizada pelo Panathlon Clube de Lisboa, que decorreu no dia 16 de fevereiro, nas instalações do Ginásio Clube Português.

Após o habitual jantar mensal dos sócios do PCL, mais de quatro dezenas de interessados encheram a Sala dos Troféus do GCP para ouvir o secretário de Estado apresentar as grandes linhas políticas e estratégicas propostas pelo Governo. Outros interessados puderam seguir esta sessão online, através de streaming na plataforma Youtube.

O convidado foi introduzido pelo presidente da direção do Panathlon Clube de Lisboa, Mário Ribeiro, que, na ocasião, sintetizou os objetivos de atuação do clube em prol dos ideais desportivos, de promoção dos valores da ética e do fairplay.

Na sua apresentação, João Paulo Correia destacou a intenção governamental de prosseguir na recuperação e reforço da credibilidade do combate à dopagem e à manipulação dos resultados das competições desportivas e no apoio ao alto rendimento desportivo, nomeadamente, no âmbito olímpico.

Entre outras medidas de apoio ao Desporto de alto rendimento, o secretário de Estado salientou o alargamento da rede de unidades (que já são 23, cobrindo 50 modalidades e envolvendo um milhar de atletas) de apoio ao alto rendimento desportivo escolar, visando “conciliar a carreira académica dos estudantes com a atividade desportiva de alto rendimento, promovendo o duplo rendimento de um casamento feliz entre a Escola e o Desporto”. Ainda no que concerne ao alto rendimento desportivo, foi reiterada a intenção de alargar a rede de centros de apoio que envolvem as federações (estando previsto, para breve, a abertura de um quinto centro, no Sul), bem como medidas de salvaguarda da saúde mental dos atletas e seu apoio após o final da carreira desportiva.

Abordando diversos aspetos da política governamental para o Desporto, João Paulo Correia manifestou o empenho em promover a igualdade de género, incluindo através da criação de um grupo de trabalho a quem foi pedido um diagnóstico e recomendações de modo a se poder alterar a realidade atual, sendo este “um trabalho que nos convoca a todos”. O responsável governamental concluiu a sua intervenção com notas de otimismo, destacando o número recorde (420) de eventos desportivos internacionais no nosso país no ano transato, a disponibilidade de financiamento à atividade desportiva nas escolas através dos fundos do PRR e os resultados positivos na implantação de medidas contra a violência no desporto.

Após a intervenção do secretário de Estado, e antes do encerramento da sessão pelo presidente do PCL, Mário Almeida, ainda houve tempo para um período de perguntas e respostas, muito participado, tendo João Paulo Correia tido a oportunidade de responder a todas as questões suscitadas pela audiência.