Decorreu no passado dia 9 de Abril de 2024, na Sala de Troféus do Ginásio Clube Português, a sessão mensal do Panathlon Clube de Lisboa (PCL).

Foram vários os sócios, convidados e interessados a encherem a sala, esgotando os lugares disponíveis. A sessão contou, também, com uma boa adesão de presença online e já consta no canal YouTube do PCL, por forma a poder ser recuperado por quem não tenha tido a possibilidade de assistir ou que queira rever a sessão.

Registe se a presente nesta sessão dos Presidentes do Comité Olímpico de Guiné Bissau e São Tomé, Respectivamente Sérgio Mané e João Afonso

A sessão começou à hora prevista e foi aberta pelo Presidente do PCL, Eng. Mário Almeida, que explicou o propósito, bem como a importância que este tema tem para o PCL. E com uma foto de todos os presentes demostrando o Cartão Branco, cartão esse apelando a paz no meio desportivo.

De seguida deu a palavra ao Moderador Vítor Serpa que abarcou num pequeno texto o dia desenvolvimento e paz fazendo uma reflexão dos agentes desportivos para este questão dos valores.

Passou a palavra aos intervenientes da mesa; Alexandre Mestre que abordou a tema dos direitos Humanos e a Trégua Olímpica, fazendo igualmente uma perspectiva histórica, de Seguida a Presidente do Comité Olímpico Cabo Verde na perspectiva do país lusófono abordou as boas pratica realizadas em cabo Verde tendo como base as directrizes do Comité Olímpico Internacional

Por fim Maria Machado deu conhecer um projecto do Comité Olímpico de Portugal, “ Viver o Desporto Abraçar o Futuro”, sendo este uma boa pratica para os valores e desenvolvimento e paz.

No decurso da mesa-redonda de debate, foram os participantes desafiados pelo moderador Vitor Serpa para providenciarem as suas opiniões sobre a temática.

Serviu, ainda, a mesa-redonda de debate para os participantes partilharem as suas preocupações com respeito ao tema em discussão.

Por fim, foi aberto o período de questões e respostas ao público presente, tendo depois a sessão sido encerrada pelo Presidente, Eng. Mário Almeida.