O Panathlon Clube de Lisboa vai promover, esta quinta-feira (21h15), no Ginásio Clube Português, um debate dedicado ao tema “A disciplina curricular de Educação Física: Situação actual e perspectivas de desenvolvimento”.
Debate que é aberto aos docentes de Educação Física, dirigentes das Federações Desportivas e de outras instituições com tangência ao assunto.
Um tema sempre actual, onde os docentes da cadeira se têm queixado (desde o governo PSD/CDS, que cortou brutalmente o horário destinado a esta área, prejudicando o normal desenvolvimento sócio motor das crianças e jovens) de que esse tempo teria de ser aumentado para níveis que correspondesse à necessidade da realidade e retirou, também, a Educação Física da avaliação final dos cursos
Mais do que isso, a classificação da disciplina de Educação Física, no ensino secundário, tal como as das restantes disciplinas, deve ser considerada para todos os efeitos, inclusive para cálculo da média final de curso.
Este ano, meses atrás, numa reunião alargada em que estiveram presentes representantes da Sociedade Portuguesa de Educação Física, do Conselho Nacional de Professores e Profissionais de Educação Física, onde também se sentaram o Director Geral de Educação e o respectivo Secretário de Estado da área.
Encontro que, na sequência dos trabalhos que se foram realizando posteriormente, deu origem a uma recomendação do Conselho das Escolas, do Ministério da Educação, documento que o Governo não aceitou na plenitude, sabendo-se já que, uma vez mais, a Educação Física não será tida em consideração, no corrente ano lectivo, para efeitos de classificação final da média final de curso.
Daí a oportunidade deste encontro de quinta-feira, onde serão oradores o Prof. Doutor José Alves Diniz, presidente da Faculdade de Motricidade Humana e o Prof. Nuno Ferro, Presidente da Sociedade Portuguesa de Educação Física.
Agradece-se o favor da respectiva divulgação e acompanhamento possível.
No comments yet.