O professor Dimas Pinto, presidente da APOGESD – Associação Portuguesa de Gestão do Desporto, foi o orador convidado para a sessão mensal de abril do Panathlon Clube de Lisboa, que decorreu no dia 19, na Sala dos Troféus do Ginásio Clube Português.
Aos sócios do PCL, que se reuniram no tradicional jantar de convívio, juntou-se o público interessado nos temas de Desporto trazidos a debate nas habituais sessões mensais promovidas pelo clube. Desta vez, coube ao professor Dimas Pinto, Mestre em Ciências do Desporto, apresentar o trabalho desenvolvido pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto, de que é presidente.
A APOGESD é uma associação que junta voluntários empenhados na criação do estatuto de gestor profissional de Desporto, espaço que se pretende “conquistar pela formação e pelo conhecimento específico” da matéria da gestão desportiva, esclareceu Dimas Pinto. Para o efeito, esta associação visa dotar os gestores oriundos da área desportiva com competências na área do Direito e da Economia, por exemplo, e prover conhecimentos da realidade desportiva aqueles que, sendo formados em Gestão, vêm trabalhar nos clubes e associações desportivas.
Depois da apresentação, diversos intervenientes proporcionaram um vivo debate, tendo a oportunidade de ouvir de Dimas Pinto os esclarecimentos suscitados. Na ocasião, o presidente do Panathlon Clube de Lisboa, Manuel Brito, verberou a falta de instrumentos estratégicos – como sejam as Cartas Desportivas, nacional ou locais – e a “ausência de trabalho sério, rigoroso e transparente de muitos dirigentes desportivos, mais interessados no show off do que na aquisição de ferramentas de gestão”, e que deixam esta importante área a gestores que “desconhecem a realidade desportiva”.
No final, como é costume, Manuel Brito agraciou o orador convidado, Dimas Pinto, com um certificado de participação nesta sessão do PCL, naquela qualidade de orador.
No comments yet.